O aumento na procura por atendimento nos serviços de saúde tem provocado lotação e demora no tempo de espera nos hospitais e unidades de saúde da Grande Florianópolis. Essa situação levou a prefeitura da Capital a anunciar a abertura de um centro exclusivo para a dengue. Isso porque o principal quadro que tem contribuído com a lotação das unidades de saúde seria a onda de casos e suspeitas de dengue.
Na terça-feira (20), pacientes relataram espera de várias horas por atendimento na UPA Norte, situação que forçou o município a reforçar o corpo médico da unidade. Além disso, também fez com que a prefeitura decidisse colocar em prática um plano de contingência e anunciar a abertura de um Centro de Referência para a Dengue.
O espaço deve ser aberto na próxima semana e vai permitir avaliação clínica, testagem, coleta de exames e assistência exclusivamente para casos de suspeita de dengue.
Em nota, a prefeitura de Florianópolis informou que a abertura do novo centro atuaria “reduzindo a quantidade de atendimentos e mitigando o tempo de espera nas demais unidades de saúde do município”. O local em que ficará o novo centro e mais detalhes sobre o serviço devem ser divulgados nos próximos dias.