
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) em parceria com a Escola Básica Municipal Costa da Lagoa e o Grupo ND, realizou nesta quinta-feira (27) uma importante ação de revitalização e valorização ambiental: o plantio de 25 mudas de árvores nativas ao longo do Caminho da Costa da Lagoa, em Florianópolis.
Foram plantadas espécies de gabiroba crespa, palmito juçara, araçá, pitanga e canela sassafrás. A iniciativa surgiu da necessidade de ampliar as espécies nativas na cidade. Grande parte das espécies encontradas são exóticas, muitas delas invasoras, que, além de comprometerem a biodiversidade local, ameaçam a fauna e os ecossistemas naturais.
“Hoje, muitas áreas estão tomadas por árvores exóticas que prejudicam nossa fauna e flora. Com ações como essa, queremos mudar esse cenário, recuperar nossos ecossistemas e mostrar à população a importância de plantar espécies nativas de Florianópolis. É um passo simples, mas essencial para garantir uma cidade mais verde e sustentável no futuro”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.
A escassez de árvores nativas compromete não apenas a biodiversidade, mas também a preservação do patrimônio genético vegetal. Diante desse cenário, a ação busca recuperar espaços antes degradados e reinserir espécies de plantas nativas na natureza.