O Figueirense encaminhou a classificação na Copa Santa Catarina, após vencer o Avaí de virada por 3×1 na noite desta quarta-feira (27). Matheus Lucas abriu o placar para o Leão, mas Garré, Bruno Paraíba e Paolo marcaram na vitória do Figueira. O alvinegro termina a primeira fase na 2ª colocação, atrás apenas do Hercílio Luz.
O Avaí, que disputou a competição com seu elenco sub-23, terminou eliminado na 6ª posição. Nas semifinais, o Figueirense encara, quarta-feira (03), o Marcílio Dias; já Hercílio Luz e Juventus de Jaraguá brigam pela outra vaga na final. As equipes da capital vivem momentos bem diferentes: Enquanto o Avaí segue na luta pelo acesso à Série A do Brasileirão, o Figueirense foca totalmente na Copa SC, que premia o campeão com uma vaga na Copa do Brasil 2022.
Sem muita atenção nos anos anteriores, a Copa SC costuma preencher o calendário das equipes menores do estado que não disputam competições nacionais. Em 2021, pelo menos quatro times dos considerados cinco grandes de Santa Catarina entraram na disputa: Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville (atual campeão).
A competição foi criada em 1990, com o Figueirense sendo o primeiro campeão. Brusque e Joinville são os maiores vencedores, com cinco títulos cada. O vencedor, além da vaga na Copa do Brasil, também disputa a Recopa Catarinense, em partida contra o campeão estadual.