
O Festival Conecta+ 2025 deu início a uma nova fase de sua história — agora como um movimento que vai além do evento e transforma conexões em oportunidades reais de crescimento para a região. O lançamento oficial, realizado na noite de terça-feira (22), no K-Platz Hotel, em São José, reuniu parceiros, patrocinadores, conselheiros e imprensa para apresentar as novidades da edição que promete ser a maior já realizada.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Entre as novidades, está a nova identidade do Movimento Conecta+, agora com atuação contínua ao longo do ano. A CEO e fundadora Marina Souza, ao lado do cofundador Marcelo Luiz, revelou a nova marca inspirada na metáfora do Tetris – símbolo da convergência entre empreendedorismo, inovação e cultura em um espaço de transformação.
As cores representam os pilares do movimento: vermelho para o empreendedorismo (energia e força), verde para a cultura (confiança e clareza), azul para a inovação (crescimento e evolução) e amarelo para a comunicação (sinergia e conexão).
“O crescimento do Conecta+ aconteceu de forma orgânica, porque desde o início ele foi muito mais do que um evento pontual. Sempre foi sobre conexões reais, sobre provocar ideias e impulsionar transformações que não cabem em apenas um, dois ou três dias. O festival nasceu com essa vocação de continuidade, de manter viva uma rede que acredita na inovação, na cultura e, principalmente, no poder das pessoas de transformar suas realidades”, destacou Marina durante a apresentação.
Outro destaque, é que pela primeira vez, o Conecta+ contará com um formato híbrido, oferecendo uma experiência acessível tanto presencialmente quanto online. O festival ocupará diferentes espaços, com destaque para o Teatro Hermelinda Izabel Merize, que receberá uma área premium para as palestras, e a Beira-Mar de São José, onde será montada a área cultural gratuita, com shows, apresentações artísticas, feira gastronômica e espaço kids, além de uma plenária externa, dedicada a conteúdos voltados aos eixos trabalhados pelo movimento: empreendedorismo, inovação e cultura, também aberta ao público.
De evento a movimento
A trajetória do Conecta+ é marcada por um crescimento expressivo e consistente. Em 2023, sua primeira edição reuniu cerca de 700 pessoas, com uma programação composta por 10 palestras e o apoio de 10 empresas locais.
No ano seguinte, o festival ampliou seu alcance e impacto: foram três dias de evento, 25 palestrantes e comunicadores, 20 empresas parceiras, uma feira de negócios com 20 estandes e o lançamento do palco externo, com mais de 20 atividades culturais abertas à comunidade. O público ultrapassou 10 mil pessoas, consolidando o Conecta+ como o principal ponto de encontro entre inovação, cultura e empreendedorismo na região.
Em 2025, o festival se transforma em um verdadeiro movimento. Desde o início do ano, o Conecta+ vem promovendo encontros preparatórios, os pockets, com foco em temas estratégicos como liderança, vendas, economia prateada, sustentabilidade e networking. Ao todo, serão 10 eventos de aquecimento até setembro.
E a terceira edição do festival, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro, promete ser ainda maior. A programação inclui mais de 25 palestrantes e comunicadores, mais de 30 empresas locais apoiadoras, 40 estandes na feira de negócios e expectativa de alcançar mais de 15 mil pessoas, um crescimento de 2.043% em relação à edição inaugural. Somente a feira de negócios teve uma expansão de 150% desde 2024, reforçando seu papel como um espaço estratégico de geração de conexões, parcerias e oportunidades.
O Festival Conecta+ 2025 também deve gerar resultados expressivos para a Grande Florianópolis, especialmente para a cidade de São José, onde será realizado. A expectativa é de uma movimentação financeira superior a R$ 2,5 milhões, impulsionada, também, pela presença de um público diversificado — cerca de 40% dos participantes vêm de outras regiões, contribuindo diretamente para o aquecimento do setor turístico local. Além de estimular a economia, o festival fortalece o ecossistema criativo regional e reafirma seu compromisso com a valorização da produção cultural local e o desenvolvimento econômico sustentável.
Terceira edição
Durante o evento foram apresentados alguns dos palestrantes de 2025. Já estão confirmados Fernando Scherer, Felipe Sandrin, Denise Maidanchen, Mario Motta, Bruno Brancalion e Luhane Gagnaux, mentor e empreendedor moçambicano reconhecido pela Forbes África. Os demais nomes serão anunciados em breve.
O Festival Conecta+ tem incentivo do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina; Havan e Compensados Fernandes. Apoio institucional da Prefeitura de São José, Sebrae/SC e Aemflo e CDL de São José.