Formado nas categorias de base e campeão da Copinha com o Internacional em 2020, o meia Lucas Ramos está prestes a fazer sua estreia no futebol Letão. O jovem de 23 anos chegou ao FK Auda no final de janeiro, por empréstimo, com contrato até janeiro de 2025. Seu vínculo com o Colorado vai até dezembro de 2026.
O novo clube do brasileiro vem das melhores temporadas da sua história. Em 2022 conquistaram a Copa Letã de Futebol, que rendeu uma vaga nas qualificatórias da Conference League de 2023/24, e, na última temporada, terminaram a liga nacional em terceiro, melhor colocação da história do clube, e que também assegurou àequipe uma vaga nos playoffs da Conference League de 2024/25.“Posso dizer que o clube quer algo grande para esse ano, seja novamente o título da copa, quem sabe até da liga, e também uma vaga na fase de grupos da Conference League”, contou.
Promovido ao profissional em 2019, Lucas Ramos disputou 29 partidas com a camisa Colorada e marcou um gol. Na pré-temporada com o Auda, foram nove amistosos, sendo titular em cinco, e também balançou as redes uma vez. Apesar de só ter disputado amistosos, o meia já notou as diferenças entre o futebol letão e o brasileiro.
“Tem muito contato físico, um jogo mais disputado em bola aérea e com muito contra-ataque, sem muitas semelhanças com o futebol brasileiro. Acho que a grande diferença em relação ao Brasil, é que aqui não tem muita ousadia, os jogadores costumam fazer o básico e quem acaba fazendo a diferença são os estrangeiros”, analisou.
Há pouco mais de um mês na Letônia, o brasileiro diz estar se adaptando bem, mesmo com as temperaturas abaixo de zero.
“Aqui faz muito frio, mas não tem sido problema, até porque no Rio Grande do Sul também fazia bastante frio. Em relação a cidade e a comida também não tenho o que falar, tudo muito tranquilo. Minha maior dificuldade tem sido a comunicação, tanto pela língua local quanto pelo o inglês, mas já tenho conseguido me virar” revelou.
A estreia de Lucas Ramos acontece nesta sexta-feira (8), quando o FK Auda recebe o Rigas FS, às 13h, horário de Brasília, na abertura da Virslīga, primeira divisão da Letônia.