
No próximo domingo (14), o Projeto CAPI – Capivaras na Ilha promove um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Capivara, na Estação Santa Mônica (Rua Valter Mussi, 61), das 11h às 17h. A programação gratuita inclui oficinas, atividades para crianças, roda de conversa, quiz ambiental, intervenções artísticas e a pintura coletiva de um monumento em homenagem às capivaras, símbolo da convivência entre os moradores de Florianópolis e a fauna urbana.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Organizado pelo DEPEA (Departamento de Educação Ambiental) da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) pertencente a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa é um marco importante do projeto: a criação da estátua-monumento da capivara, que será instalada na Praça das Capivaras, no mesmo endereço do evento, como símbolo da convivência respeitosa entre os moradores da cidade e os animais silvestres urbanos.
A abertura oficial acontece às 11h e durante todo o dia o público poderá participar de uma programação gratuita e diversificada, com atividades para todas as idades, incluindo oficinas e atividades para crianças; quiz ambiental com brindes; roda de conversa sobre natureza e convivência com a fauna urbana; intervenções artísticas e doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
O monumento está sendo construído coletivamente. O interior foi preenchido com materiais recicláveis secos e limpos e, após a concretagem que acontece ainda nesta semana, receberá a pintura final no domingo pelos participantes da comemoração.
“Esse é um evento para toda a família, pensado para que adultos e crianças possam aprender, brincar e refletir sobre a importância da convivência harmoniosa com a natureza. Vamos ter oficinas e muitas atividades educativas, além da inauguração do monumento da capivara, que simboliza esse vínculo especial entre a cidade e a fauna urbana. Convidamos toda a comunidade a participar e celebrar conosco o Dia Internacional da Capivara”, afirma a educadora ambiental, Maria Aparecida Cabral de Sá.
O Projeto CAPI – Capivaras na Ilha é uma iniciativa conjunta da Floram e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O projeto é coordenado pelo Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia/UFSC e Departamento de Análises Clínicas/UFSC, com o DEPEA/Floram. Desde sua criação, está promovendo ações educativas voltadas ao monitoramento e à convivência respeitosa com capivaras e outros animais silvestres que habitam as áreas urbanas e periurbanas de Florianópolis.
Programação completa
11h – Abertura oficial
Boas-vindas e apresentação do Projeto Capi Floripa
11h às 17h – Exposição da Floram
12h às 14h – Oficinas e atividades para as crianças
Pintura, brincadeiras e espaço criativo para crianças
Plantio simbólico e doação de mudas
13h – Roda de conversa
Sensibilização e bate-papo sobre convivência com a natureza
14h – Quiz ambiental – Acerte e ganhe um brinde!
Teste seus conhecimentos sobre a fauna e flora de Floripa
15h – Interação da capivara no local
16h – Pintura do monumento da capivara
17h – Encerramento
Celebração e convite para próximas ações