
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (30) sanções contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, legislação que permite punir cidadãos estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A decisão foi divulgada pelo OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros), órgão ligado ao Departamento do Tesouro americano. De acordo com a medida, Alexandre de Moraes foi oficialmente incluído na lista de indivíduos sujeitos a sanções econômicas e restrições de entrada no país.
Conforme o secretário do tesouro Scott Bessent, a decisão de sancionar Moraes, foi em razão, na opinião do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, de que o ministro brasileiro utilizou o cargo para autorizar prisões preventivas arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão. De acordo com Bessent, Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras.”
O secretário afirma ainda que Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A nota diz que a ação desta quarta-feira deixa claro que o Tesouro dos Estados Unidos vai continuar a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos Estados Unidos e as liberdades dos cidadãos norte-americanos.
Também é dito no documento que o ministro foi nomeado para o Supremo em 2017 e desde então tornou-se uma das figuras mais poderosas do Brasil, exercendo imensa autoridade por meio de uma supervisão de amplas investigações do STF, que Moraes investigou, processou e reprimiu aqueles que se envolveram em discursos protegidos pela Constituição dos Estados Unidos.
No documento, é afirmado ainda que o ministro tem como alvo políticos da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, jornalistas, jornais, plataformas de mídia social dos Estados Unidos e outras empresas americanas e internacionais.
O que é a Lei Magnitsky
A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos apliquem sanções de forma unilateral, sem necessidade de processo judicial ou condenação formal, bastando um ato administrativo do governo.
As punições previstas incluem o bloqueio de bens, contas bancárias e investimentos. O ministro já teve seu visto cassado, estando proibido de entrar no país.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que já havia sinalizado publicamente a possibilidade de sanção ao ministro brasileiro. Com a inclusão na lista, Moraes poderá ter qualquer ativo relacionado a empresas ou instituições financeiras com sede nos EUA congelado. A decisão marca um episódio inédito nas relações entre Washington e o Judiciário brasileiro.