Trata-se da primeira edição da iniciativa Sinalizando Floripa, que vai acontecer nesta quinta-feira (29) na sede do Sesc em Cacupé. O projeto-piloto tem o objetivo de celebrar o Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda no Brasil, através de atividades voltadas para os estudantes surdos da rede municipal de ensino.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Entre as propostas que fazem parte da programação preparada pela equipe de Libras da Gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação estão : Peças de teatro, apresentação de Karatê, brincadeiras no playground (parquinho) e visitação na horta.
A Prefeitura de Florianópolis disponibilizará transporte escolar para o deslocamento dos participantes. O ponto de encontro será o Largo da Alfândega, no Centro, com previsão de saída às 8h30 e retorno às 15h.
Além de cursos de Libras abertos para a comunidade que são oferecidos pela SME, há 19 unidades educativas municipais da Capital que disponibilizam o ensino da língua regularmente.
Cumprimentos, cores, alimentos, nomes de animais, transportes, produtos de higiene pessoal, grau de parentesco, são alguns dos exemplos que a garotada de 13 EBMs e 5 NEIMs aprendem durante as aulas.
Para o professor de Libras, Samuel da Costa, que atua no Núcleo de Educação Infantil Municipal Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses, quanto mais pessoas souberem a língua, menos preconceito haverá contra os que possuem deficiência auditiva.
“O nosso intuito é quebrar barreiras da comunicação e preparar todos para lidar com as situações do cotidiano, nas quais possam ter contato direto com pessoas surdas”, complementou Samuel.
Há 21 professores de Língua Brasileira de Sinais e 25 educadores auxiliares intérpretes educacionais exercendo suas funções nas unidades municipais de Florianópolis.