Estudantes surdos da rede municipal de ensino da Capital participam do projeto Sinalizando Floripa

Foto: PMF/ Divulgação

Trata-se da primeira edição da iniciativa Sinalizando Floripa, que vai acontecer nesta quinta-feira (29) na sede do Sesc em Cacupé. O projeto-piloto tem o objetivo de celebrar o Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda no Brasil, através de atividades voltadas para os estudantes surdos da rede municipal de ensino.

Entre as propostas que fazem parte da programação preparada pela equipe de Libras da Gerência de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação estão : Peças de teatro, apresentação de Karatê, brincadeiras no playground (parquinho) e visitação na horta.

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizará transporte escolar para o deslocamento dos participantes. O ponto de encontro será o Largo da Alfândega, no Centro, com previsão de saída às 8h30 e retorno às 15h.

Além de cursos de Libras abertos para a comunidade que são oferecidos pela SME, há 19 unidades educativas municipais da Capital que disponibilizam o ensino da língua regularmente.

Cumprimentos, cores, alimentos, nomes de animais, transportes, produtos de higiene pessoal, grau de parentesco, são alguns dos exemplos que a garotada de 13 EBMs e 5 NEIMs aprendem durante as aulas.

Para o professor de Libras, Samuel da Costa, que atua no Núcleo de Educação Infantil Municipal Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses, quanto mais pessoas souberem a língua, menos preconceito haverá contra os que possuem deficiência auditiva.

“O nosso intuito é quebrar barreiras da comunicação e preparar todos para lidar com as situações do cotidiano, nas quais possam ter contato direto com pessoas surdas”, complementou Samuel.

Há 21 professores de Língua Brasileira de Sinais e 25 educadores auxiliares intérpretes educacionais exercendo suas funções nas unidades municipais de Florianópolis.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%