Estrada Francisco Thomas do Santos, no Ribeirão da Ilha, ganha pavimentação e proteção à fauna local

estrada-francisco-thomas-do-santos-no-ribeirao-da-ilha-ganha-pavimentacao-e-protecao-a-fauna-local
Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução

Neste sábado, 12 de julho, às 9h, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, inaugura a pavimentação de 986 metros da Estrada Francisco Thomas do Santos, no Sertão do Ribeirão, região sul da Ilha. O trecho beneficiado liga a Rodovia Baldicero Filomeno à Servidão Tucanos e, até então, era de chão batido. Agora, conta com pavimento em lajotas, guard rail e sistema de drenagem adequado. A via tem 5,5 km de extensão ao todo.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

De acordo com Rafael Hahne, secretário de Infraestrutura e Manutenção, a obra busca equilibrar as melhorias urbanas com a preservação do patrimônio histórico local. “Essa estrada corta uma comunidade tradicional de Florianópolis, e cada passo dado leva isso em conta, facilitando o acesso ao ponto central onde ficam a maioria das residências”, afirma.

Medidas para proteção da fauna local

Uma das novidades deste trecho é a instalação de dois passa-faunas, um aéreo e um subterrâneo, recomendados pela FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente). A estrutura aérea é uma ponte pênsil feita de cordas e tubos de PVC, fixada em postes ou árvores, com 8 metros de extensão e 6 metros de altura em relação ao pavimento. O objetivo é garantir a segurança dos animais, evitando que utilizem a rede elétrica para atravessar a via e corram risco de eletrocussão.

O passa-fauna subterrâneo aproveita uma galeria de drenagem pré-existente, que recebeu um fundo aplainado em concreto, solução sustentável semelhante à adotada na revitalização da Estrada Cristóvão Machado de Campos, no Norte da Ilha.

Pela passagem aérea circularão bugios-ruivos, gambás-de-orelhas-pretas e tamanduás-mirins. Já o túnel subterrâneo será usado por cachorros-do-mato, lontras, pacas, tatus-galinhas, cutias, pererecas e ouriços. O gambá-de-orelha-preta poderá optar entre as duas opções.

O passa-fauna aéreo está localizado a cerca de 150 metros do mirante da Baía Sul, enquanto o subterrâneo fica próximo à igreja no trecho da estrada.

Histórico de melhorias na via

A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção executou as obras. Em dezembro de 2021, foram entregues melhorias em 500 metros da parte alta da estrada, com investimento de R$ 1 milhão, incluindo paisagismo com mudas nativas. Em dezembro de 2023, outros 571 metros receberam obras similares no trecho próximo à Rodovia Rozália Paulina Ferreira, no Pântano do Sul, com custo de R$ 1,2 milhão e contenções metálicas de segurança.

A pavimentação da Estrada Francisco Thomas do Santos reforça o compromisso da Prefeitura de Florianópolis com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades tradicionais da região.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%