Estados do Sul e MS definem novas ações do movimento Ferrosul em defesa da malha ferroviária

estados-do-sul-e-ms-definem-novas-acoes-do-movimento-ferrosul-em-defesa-da-malha-ferroviaria
Foto: SPAF/Reprodução

Os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul avançaram, nesta segunda-feira (18), na articulação do movimento Ferrosul, que defende investimentos e soluções para o modal ferroviário. A definição ocorreu em reunião da Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, realizada em Curitiba, com representantes indicados pelos governadores.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Próximos passos em Brasília

Ficou estabelecido que serão buscadas agendas em Brasília com a SNTF (Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O objetivo é obter informações sobre a renovação da Malha Sul e garantir que os estados participem diretamente das discussões. Também estão previstas reuniões com o Ministério dos Transportes e o TCU (Tribunal de Contas da União).

estados-do-sul-e-ms-definem-novas-acoes-do-movimento-ferrosul-em-defesa-da-malha-ferroviaria2
Foto: Redes Sociais/Reprodução

“Os estados vão mostrar aos órgãos federais que estamos unidos em torno de uma solução para a Malha Sul. Nós queremos fazer parte da discussão desse tema e não podemos ficar à margem”, destacou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins.

Estudo de traçado comum

estados-do-sul-e-ms-definem-novas-acoes-do-movimento-ferrosul-em-defesa-da-malha-ferroviaria1
Foto: SPAF/Reprodução

Outro encaminhamento da reunião foi a elaboração de um Termo de Referência para contratar estudo técnico sobre a necessidade de um traçado ferroviário comum, que atenda todos os estados envolvidos. A condução será feita pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul), também responsável por organizar o grupo de trabalho formado por representantes dos governadores.

Carta Manifesto

O encontro em Curitiba dá continuidade à mobilização que começou em Florianópolis, quando os governadores assinaram, em julho, uma Carta Manifesto em defesa da infraestrutura ferroviária da Região Sul. O documento destaca a relevância econômica dos quatro estados, responsáveis por 18,3% do PIB nacional, e a necessidade de investimentos logísticos compatíveis com sua capacidade produtiva.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%