A campanha de multivacinação que a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando neste mês para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes ganhou o apoio de escolas particulares do Município.
A Gerência de Imunização e a Vigilância Epidemiológica realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira (5) com 15 representantes de escolas privadas, que vão apoiar a iniciativa e vão orientar os pais da importância de aumentar a imunização dos jovens de zero a 14 anos.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, destacou a importância da reunião com os representantes das escolas privadas.
“A vacina é um bem coletivo, se uma criança adoece em razão da falta de uma vacina as demais também podem adoecer. Então, a gente precisa que se tenha uma conscientização das escolas, não só públicas, mas das privadas também, para que todas as crianças e adolescentes matriculadas sejam vacinadas”.
Na reunião, a gerente de Imunização, Iula Bastos, informou sobre o QR Code que a Prefeitura disponibilizou para os pais preencherem o formulário para matrícula e rematrículas nas escolas públicas.
“O QR Code é um acesso mais rápido a Vigilância Epidemiológica para que a gente diga que aquela criança ou adolescente está ou não com a caderneta de vacinação atualizada. Se estiver atualizado vamos dar OK para os pais por e-mail e se não estiver imunizado vamos alertar os pais”, afirma.
A campanha de multivacinação neste mês de outubro conta com 16 imunizantes que compõem o calendário infantil de vacinação. “Não são vacinas a mais, são aquelas que a criança tem que fazer normalmente, no entanto fazemos essa campanha para mostrar a importância de se vacinar”, destaca.
De acordo com Katheri Zamprogna, campanha de multivacinação no estado vai de 14 a 28 de outubro, mas em São José foi antecipada para atingir o maior possível de crianças e adolescentes.
O público alvo em São José totaliza, em média, 44.918 pessoas (zero a 14 anos), cuja meta de cobertura vacinal para cada imunizante, é a de 90% ou mais. Na rede pública estão matriculados cerca de 14 mil crianças e adolescentes e os demais do público alvo estão nas escolas privadas, por isso a importância do apoio do setor para a campanha de multivacinação.
Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação. As equipes de saúde checam a caderneta e aplicam somente os imunizantes ainda não aplicados, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas para cada faixa etária.
Todas as 25 UBS (Unidade Básica de Saúde) do Município têm as vacinas disponíveis e ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Exceto as unidades de Forquilhinha, Serraria e Bela Vista, que mantém a vacinação até às 18h e a Policlínica de Campinas, que mantém a vacinação até às 21h.