A prefeitura de São José anunciou uma série de medidas com o objetivo de reforçar a segurança das escolas do município. Uma das medidas é a instalação de um aplicativo com botão do pânico, que poderá ser acionado em casos de emergência. A tecnologia estará presente em todas as escolas da cidade. Além disso, as unidades escolares passarão a contar com catracas, reforço na ronda e monitoramento interno e externo. Durante uma reunião com diretores, o prefeito Orvino Coelho de Ávila convidou os representantes para acompanhar os testes para aquisição dos equipamentos.
Essas medidas anunciadas irão se somar com outras já publicadas anteriormente, como a contratação de vigilantes e a aquisição de detectores de metal. A Secretaria da Educação se reunirá com pais de estudantes para orientar sobre a segurança. Uma reunião com a Associação de Pais e Professores também será realizada.
O município também está trabalhando na orientação e capacitação de profissionais para a elaboração de palestras sobre o perigo de bullying, cyberbullying, assédio moral e sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceitos e intolerâncias. Elas serão realizadas nas escolas da rede municipal em parceria com a OAB.