Articulações internas do PL (Partido Liberal) do presidente Jair Bolsonaro, e do pré-candidato ao governo do Estado e atual senador Jorginho Mello, dão conta do crescimento do nome do empresário Edson Junkes, de Jaraguá do Sul, como possível candidato a deputado federal nas eleições de outubro.
O Diretório Estadual do partido tem se reunido com frequência para avaliar nomes com potencial para somar-se a candidatura de Jorginho Mello ao Governo de Santa Catarina.
Nesse contexto, o perfil do empresário Edson Junkes tem chamado a atenção das lideranças: jovem, empresário de sucesso, excelente articulação, presença constante em ações comunitárias em Jaraguá do Sul e municípios da região, são algumas das qualidades apontadas do pré-candidato.
O PL pretende eleger até cinco deputados federais em várias regiões do Estado, e por este mapeamento, o nome mais forte na região Norte a partir de Jaraguá do Sul é de Edson Junkes.
Questionado sobre a possibilidade, o empresário de 44 anos, casado e pai de dois filhos, afirma estar a disposição do partido para ajudar a mudar os rumos de Santa Catarina com a eleição de Jorginho Mello ao Governo do Estado, e a fortalecer a base de Jair Bolsonaro na Câmara Federal num segundo mandato, que na sua avaliação será ainda muito melhor que o atual.
A confirmação da candidatura ainda depende de alguns ajustes políticos, mas a busca por apoio regional já existe.