Emalhe anilhado termina após temporada movimentada de tainhas no Litoral Norte de SC

Emalhe anilhado termina após temporada movimentada de tainhas no Litoral Norte de SC
Em Florianópolis, na Lagoinha do Norte, pesca da tainha também teve bons resultados no último domingo (2)| Foto: Taiara Soldi/Jovem Pan News Florianópolis

Foram mais de 60 mil tainhas pescadas no último feriado, grande parte no Litoral Norte Catarinense. Após essa movimentação, o Governo Federal emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira (3) declarando encerrada a temporada da pesca artesanal do peixe na modalidade emalhe anilhado.

Após 19 dias do início da modalidade, o motivo do encerramento foi o alcance de 90% da cota coletiva estipulada, que é de 586 toneladas do peixe.

Segundo informações do IDP (Grupo de Informações da Pesca), o maior lanço único no feriado de Corpus Christi foi na praia de Bombas, no rancho do Van, em Bombinhas, com mais de 13,5 mil tainhas. Foram ao todo 16 localidades com a pesca.

Na mesma praia, o rancho do Porto dos Milagres, registrou a pesca de oito mil tainhas, com lanço no final e início da noite.

Ao longo do dia, o rancho da Barra do Seu Zequinho Límpio registrou a pesca de 17 mil peixes. Já o rancho da família Mello e o rancho do Kenko registraram 4 mil peixes.

Já na praia da Sepultura, em Bombinhas, foi registrado na manhã da última sexta-feira (31), a pesca de aproximadamente 6 mil tainhas no rancho Claudi e Canôr.

Veja como fica a pesca de tainhas no Litoral Norte de SC

A pesca industrial de cerco/traineira, que iniciou no último sábado (1), segue até o dia 31 de julho ou até que a cota de 480 toneladas de tainha seja atingida. A modalidade poderá contar com até oito embarcações.

Já a pesca artesanal da tainha em outras modalidades, feita na praia, segue normal, já que não há um controle de quantidade definido.

Com informações de ND+.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%