Em Santa Catarina, valor de imóveis fica 18% mais caro se comparado a 2020

Segundo economista, até meados de 2022 os preços dos materiais de construção devem estabilizar | Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O preço do metro quadrado das residências em Santa Catarina ficou R$ 318 mais caro se comparado com dezembro de 2020. O aumento de 18,16% em 12 meses é consequência da inflação que afeta o setor da construção civil em todo o país. Valendo R$ 2.415, os números são do relatório Custo Unitário Básico (CUB/m²) para dezembro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Estado.

“Todos os índices de inflação estão mostrando que nesse último ano nós tivemos uma elevação dos custos em geral da construção civil. (…) Quem teve o maior aumento foram os materiais”, avaliou a economista Ludmila Custódio, do Sinduscon. O IBGE divulgou dia 10 de dezembro o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), onde Santa Catarina apresentou um aumento de 20,61% nos custos com materiais de construção e mão de obra, índice acima da média nacional, que está em 20,33%.

“Essa questão da mão de obra vai ser um desafio para os próximos anos. Muitos trabalhadores da construção civil foram para outros setores”, acrescentou a economista, que prospecta uma necessidade de profissionais mais qualificados para o setor. “Com o aumento da vacinação, a indústria está se regularizando, voltando a produzir, mas obviamente que isso leva um tempo”.

Custo Unitário Básico – CUB/m² médio residencial em Santa Catarina

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%