Pela primeira vez, Itamar Peixoto, aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Básica Municipal Professor Altino Flores da Silva Flores, de 79 anos, conseguiu sozinho escrever seu nome.
Assim como Itamar, outros alunos dos polos EJA em São José vêm colecionando conquistas. Na EJA do Centro Educacional Municipal Sebastião Corrêa (Ceniro Martins), a estudante Bruna Coelho Santana, de 19 anos, foi aprovada em primeiro lugar para o Ensino Médio do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), ofertado pelo Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina).
Outros estudantes dos polos da EJA também se classificaram para o Proeja do Ifsc: Francini Scapin Pereira, Arzilia Simão, Guilherme José Magalhães, Leticia Pereira Barcellos e Hemerson Adriano Souza de Jesus.
“Nós ficamos muito felizes com as conquistas de cada aluno. Alguns estão se alfabetizando, outros estão concluindo o Ensino Fundamental e vislumbrando novas perspectivas. Para o Ifsc, por exemplo, foram vários estudantes da EJA aprovados para continuar os estudos. Parabenizo os estudantes pela determinação e os professores pelo incentivo”, comemorou a secretária Municipal de Educação, Rose Bartucheski.
Inscrições abertas
Até 14 de dezembro, a EJA de São José está com inscrições abertas para novas matrículas para o ano letivo de 2024, conforme edital nº 14/2023. A modalidade possibilita às pessoas com mais de 15 anos que moram ou trabalham em São José retornarem aos estudos do Ensino Fundamental, desde a alfabetização até o 9º ano.
A EJA é oferecida em seis polos, que funcionam em escolas municipais, no período noturno, são eles: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Kobrasol), CEM Araucária (Serraria), CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhinha), CEM Renascer (Real Parque), CEM Sebastião Corrêa (Ceniro Martins, Forquilhas) e Escola Básica Municipal (EBM) Professor Altino Corsino da Silva Flores (Procasa, Barreiros).
Os interessados devem solicitar a vaga, no período mencionado, no endereço eletrônico. Aqueles que não possuírem acesso à internet podem realizar a solicitação de vaga na unidade educativa na qual pretende se matricular no horário das 18h às 21h, em dias úteis.
No dia 15 de dezembro, a partir das 19h, será divulgado no site da Prefeitura o resultado das solicitações. O próximo passo compreende a entrega de documentação para efetivação de matrícula no período de 18 a 22 de dezembro, das 18h às 21h.