
A multinacional francesa Engie anunciou mudanças na liderança executiva no Brasil, a partir de terça-feira (1). O executivo Eduardo Sattamini, que atua há 25 anos no grupo e é o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, com sede em Florianópolis, sucede a Maurício Bähr na presidência do grupo Engie no Brasil.
Sattamini vai acumular as duas funções e Bähr continuará a exercer papel estratégico no grupo como presidente dos conselhos de administração da Engie Brasil Energia, da Jirau e da TAG.
“As alterações reafirmam o compromisso do Grupo Engie com a continuidade da sua estratégia de longo prazo no Brasil, um dos mercados mais relevantes em que atua no segmento de renováveis e infraestrutura de transmissão em todo o mundo”, afirmou o Grupo Engie.
“Após quase 30 anos liderando a Engie no Brasil, estou confiante de que a sucessão foi cuidadosamente planejada ao longo dos últimos anos e está em plena conformidade com nossos objetivos de crescimento e sustentabilidade. A transição foi feita de forma estratégica, garantindo que a Engie siga firme no caminho da liderança no setor de energia”, afirmou Maurício Bähr.
“Estou muito entusiasmado em assumir o desafio. Agradeço profundamente à gestão de Maurício Bähr, que construiu uma trajetória extraordinária para o Grupo Engie. Estou comprometido com a continuidade da execução da nossa estratégia de longo prazo, para seguirmos entregando resultados sustentáveis no país”, destacou Eduardo Sattamini.
Líder no mercado brasileiro em geração de energia renovável, a Engie tem investido de forma consistente na expansão de atividades com baixo impacto ambiental. Atua há três décadas no país onde foi a protagonista no foco para geração somente renovável.
O grupo francês Engie – ex-GDF Suez – é uma das empresas globais voltadas à energia sustentável. Conta com 98 mil colaboradores globalmente, atua em 30 países com geração e distribuição de energia, distribuição de gás e outros serviços, trabalhando voltada à transição energética.
No Brasil, a empresa atua com geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Encerrou o ano de 2024 com faturamento de faturamento de R$ 12,3 bilhões e quadro de 2,8 mil colaboradores.
Atualmente, conta com 13 GW de capacidade instalada, todos de fontes renováveis. Também é líder nacional em distribuição de gás natural, com malha de 4,5 mil quilômetros em 10 estados por meio da transportadora de gás TAG.