Edital do programa Universidade Gratuita é lançado para o segundo semestre de 2024

Edital do programa Universidade Gratuita é lançado para o segundo semestre de 2024
Foto: Marco Favero/Arquivo Secom

A SED (Secretaria de Estado da Educação) lançou o edital do Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2024. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no site do programa.

O cronograma de renovações inicia na próxima quinta-feira, 1º, para os estudantes já beneficiados. Eles terão até as 19h do dia 7 de agosto para realizar os procedimentos de renovação no sistema e entregar os documentos comprobatórios solicitados pela IES (Instituição de Ensino Superior) na qual estão matriculados.

Haverá um novo período para recadastramento, indicado para realizar correções ou finalizações, do dia 15 ao dia 16 de agosto, até as 19h.

Já as inscrições para novos candidatos ao programa estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto e vão até o dia 30 do mesmo mês. Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas. Confira as instituições participantes no link.

Os estudantes beneficiados por bolsa do UNIEDU ou do FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) que tenham interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita devem, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma de inscrições.

Universidade Gratuita

O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer permanecer em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.

Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar.

As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o trabalho.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%