O ex-secretário de cultura turismo e esporte e ex-vereador, Ed Pereira, renunciou o mandato de vereador de Florianópolis agora a tarde, após trocar o PSDB pelo União brasil. A troca foi feita fora do prazo e nos bastidores corria que o PSDB, ex-partido de Ed, solicitaria o mandato na Justiça Eleitoral, cassando o mandato de Ed. Se isso ocorresse, ele poderia ficar inelegível. Ed é atual pré-candidato a deputado federal pelo união brasil e comenta a renúncia:
“O parecer da procuradoria geral do Ministério Público Eleitoral, foi favorável, porque quem pediu pelo mandato, foi o partido, só poderia pedir o suplente. E quando veio isso à tona, mesmo não perdendo o mandato, o que eu entendo: se eu estou nessa caminhada por Santa Catarina, me dedicando 100% a isso e fiz tudo o que fiz em Florianópolis, eu tenho que me desapegar do que eu tenho. Então, ser vereador hoje, é ter a oportunidade também de passar para o nosso vereador suplente, Jeferson Back, que é da comunidade, que nos representa e ele puder dar sequência como vereador mandatário e ser respeitado por isso. Então, meu ciclo na câmara de vereadores, se encerra nesse momento, mas eu tenho certeza que um novo ciclo se abre, que essa grande caminhada que a gente tem como pré-candidato e o que eu sinto é que as cidades querem mudança e é isso que a gente vai buscar, tudo o que fizemos de bom para cada cidade de Santa Catarina”.
Na dança das cadeiras na câmara, nada muda. Com o licenciamento de Ed para ser secretário, a vaga era ocupada pelo primeiro suplente Jefferson Backer, do PSDB. Ele foi empossado na cadeira, oficilamente, nesta tarde, deixando de ser suplente.
Ed é pré-candidato ao congresso nacional pelo União brasil com apoio indireto do ex-prefeito Gean Loureiro. Nos bastidores, Ed disputa do apoio do prefeito com Paulo Bornhausen, filho do ex-governador Jorge Bornhausen.