Dragagem em Rio do Sul na prevenção de enchentes avança e chega a 30% da extensão total

Dragagem em Rio do Sul na prevenção de enchentes avança e chega a 30% da extensão total
Foto: Airton Fernandes/SDC

A dragagem dos rios que cortam o município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, avançou e chegou aos 30% da extensão total dos 8,2 km previstos para o desassoreamento.

A obra, que a população espera há mais de quarenta anos, é fundamental para prevenir enchentes e melhorar a segurança dos moradores da região, especialmente em áreas vulneráveis a inundações.

Em visita à obra na última semana, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, destacou o progresso e reforçou a expectativa de aceleração das próximas etapas.

“Dos 8,2 quilômetros previstos, aproximadamente 2,5 já foram concluídos. A expectativa da empresa responsável é que, daqui para frente, o trabalho avance mais rapidamente devido ao tipo de material a ser retirado, que passará de solo e areia para cascalho e seixo, o que facilita o processo”, explicou o secretário.

Além do avanço nas etapas da obra, Fabiano de Souza ressaltou os impactos positivos já visíveis nas áreas onde a dragagem foi concluída.

“É perceptível, não apenas pela condição das margens, com a retirada do material e o alinhamento e melhoria dos taludes, mas também pela própria vazão dos rios. Já conseguimos notar uma diferença significativa nas áreas trabalhadas”, afirmou. A obra realizada em Rio do Sul é apenas a primeira de uma série de intervenções anunciadas pelo governador Jorginho Mello para a região do Vale do Itajaí nos próximos meses.

A dragagem faz parte de um projeto de desassoreamento que abrange 8,2 km dos rios da região de Rio do Sul, incluindo o Rio Itajaí do Sul, Rio Itajaí Oeste e Rio Itajaí-Açu.

Obra deve ser entregue no tempo previsto

A obra visa remover lama, areia, galhos e outros detritos que impedem o fluxo natural dos cursos d’água. A expectativa é que o cronograma esteja concluído e que a obra seja entregue no tempo previsto.

O esforço contínuo da equipe, que desde agosto passou a trabalhar em regime integral, será essencial para garantir que a obra seja finalizada dentro do prazo e com os resultados esperados.

A intervenção é parte de um esforço maior do Governo do Estado para mitigar os impactos das enchentes, como as que atingiram a região em 2023, e trazer mais segurança para os moradores.

Com um investimento de R$16,2 milhões, o projeto de desassoreamento dos rios de Rio do Sul é uma das primeiras obras de infraestrutura na prevenção de desastres naturais na região.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%