Documentário em homenagem ao mar será lançado no Okko Floripa nesta terça-feira

Documentário em homenagem ao mar será lançado no Okko Floripa nesta terça-feira
Lançamento será no Okko Floripa | Foto: Divulgação

O lançamento do Hub B7 Films será celebrado com o avant-première do documentário Arte & Mar (50min), nesta terça-feira (24), às 19h30, no Okko Floripa (R. Rafael Bandeira, 340), no centro de Florianópolis. O filme é uma ode ao fascínio humano pelo mar, explorando o impacto profundo que tem sobre a vida, a cultura e as emoções das pessoas.

A obra, narrada em primeira pessoa pelo próprio cineasta Jorge Baggio, fala sobre a relação profunda com o mar, trazendo cenas e relatos de lugares por onde passou e desafios que vieram com as águas. “É mais do que uma autobiografia, é um projeto de vida”, resume.

Fazendo referências diretas a grandes nomes da arte, da literatura e da música, o filme ecoa o sentimento de que “o mar é uma maneira mágica de viver, é sentimento”, trazendo à tona a influência de figuras como o pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), que escolheu viver nas ilhas da Polinésia, próximo do oceano, onde o mar permeava sua arte com cores vibrantes e atmosferas exóticas.

O poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), que cresceu à beira do mar e o transformou em protagonista de muitas de suas obras, também é referenciado em Arte & Mar. Neruda, que viu o oceano como um reflexo da imensidão do mundo e das emoções humanas, tem sua relação com o mar reverberada nas imagens e na narrativa poética do filme.

O cantor e compositor brasileiro Dorival Caymmi (1914-2008), que eternizou o encantamento do homem pelo mar com suas canções, também aparece como uma figura-chave nas referências culturais do documentário. Caymmi cantou as histórias do povo das praias, da pesca e do viver à beira-mar, temas que Arte & Mar capta com a sensibilidade e profundidade características das obras de Jorge Baggio.

O filme tem apoio de Instituto de Cinema de Doha, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Celesc, Nexxera, Casan, BR Fértil e Okko Floripa.

Quem faz a B7

Jorge Baggio, diretor Fundador da B7 Films, se especializou na carreira de cineasta com obras documentais e publicitárias. Foi diretor do documentário Jamais Um Poeta Teve Tanto Para Contar (2019), que aborda a Florianópolis dos anos 70 até os dias de hoje. Lançou o documentário Barrels Board (2007), sobre a história do bodyboarding e o estilo de vida na busca por ondas gigantes ao redor do mundo.

Dirigiu o documentário Descaminhos da Coxilha Rica (2017), segundo colocado no Prêmio de Cinema Assembleia Legislativa, em 2019, que conta a história da região do planalto serrano catarinense, além de Riquezas da Serra (2022). Lançou Meiembipe: Uma História Esquecida No Tempo (2018), importante documentário sobre as populações pré-colombianas que habitaram o litoral catarinense.

Finalizou ainda em 2019 o documentário Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (2019), distribuído para as 36 regionais de educação de Santa Catarina. No mesmo ano, também finalizou a biografia de um dos maiores empresários da nova geração catarinense: João Neto, em Das Quedas ao Topo: A trajetória de João Neto (2019).

Em 2022, lançou Por Que Florianópolis? (2022). Os documentários podem ser assistidos nos canais NET NOW do Grupo Box Brazil TV e em 22 países pelas plataformas Google Play, iTunes e Amazon.

Jorge Baggio participou de importantes eventos mundiais do mercado e exibições cinematográficas como Festival de Cannes e Rio Content Marketing. Trabalha em parceria na parte de produção executiva com o Grupo Animaking, empresa especializada em animação.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%