O HPV (Vírus do papiloma humano) causa cerca de 16 mil casos de câncer de colo de útero todos os anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A vacina contra o HPV é uma das formas de evitar o aparecimento desses tipos de câncer. A infecção pelo papiloma vírus humano atinge homens e mulheres, são mais de 150 tipos, sem sintomas ou sinais visíveis, e até o momento não possui cura.
A enfermeira Amanda Fernandes explica que “a vacina do HPV ajuda o corpo a produzir os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, pois está protegida”. A campanha Novembro Azul promove a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, e entre os cânceres que afetam os homens estão os dos órgãos genitais masculinos e do ânus — potencializados pelo HPV.
Com a vacina é possível combater o papiloma vírus humano, e evitar que a doença desenvolva alguns tipos de câncer. Ela é distribuída na rede pública pelo SUS, e na rede particular em clínicas de imunização. A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Está disponível gratuitamente nos postos de saúde, aplicada em 2 doses, para Meninos e meninas dos 9 aos 15 anos incompletos, como uma medida de prevenção. Para pessoas acima de 15 anos, a vacina está disponível na rede privada.