A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) realizou nesta segunda-feira (26) solenidades de condecorações do efetivo em alusão ao Dia do Soldado.
Em várias unidades no Estado policiais receberam homenagens. Em Florianópolis, o evento aconteceu na Academia da Polícia Militar da Trindade.
Na solenidade, os policiais foram condecorados com brasões de mérito pessoal, medalhas de corpo de tropa, mérito por tempo de serviço (a medalha de mérito por tempo de serviço é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos) e a medalha de Mérito Policial Militar “Coronel Lopes Vieira”.
Participaram da comemoração o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da APMT (Academia de Polícia Militar da Trindade), coronel Cleber Pires, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, o desembargador-presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 12 ª Região), Amarildo Carlos de Lima e o deputado estadual Mário Motta.
O Dia do Soldado é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 25 de agosto. A data celebra a atividade exercida pelos soldados, que trabalham e lutam pela proteção da sociedade.
A data é em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, que mais tarde se tornou o patrono do Exército Brasileiro.
Para o comandante-geral da PMSC, as condecorações simbolizam a importância da dedicação dos policiais em suas funções diárias.
“Essa corporação é formada por homens e mulheres aguerridos em fazer o melhor em favor da sociedade catarinense”, completou o coronel Pelozato.