Nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público, as prefeituras da Grande Florianópolis terão ponto facultativo, sem atendimento ao público. Mas os moradores podem ficar tranquilos em relação aos serviços essenciais, que terão horários variados conforme cada município.
Em São José, 10 Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 7h às 17h, oferecendo consultas médicas, coleta de exames e dispensação de medicamentos. Estarão abertas as UBSs dos bairros Bela Vista, Campinas, Roçado, Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Vila Formosa, Serraria, Areias, Ipiranga e Luar. As demais unidades de saúde estarão fechadas.
Na Educação, as creches e escolas da Rede Municipal estarão sem expediente na segunda-feira. As aulas retornam normalmente na terça-feira. O transporte coletivo, a coleta de lixo e o serviço de obras seguirão com funcionamento normal.
A Prefeitura de Florianópolis terá ponto facultativo, mas manterá o funcionamento de alguns serviços essenciais. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Alô Saúde Floripa, Espaço Acolher Floripa, Hospital Dia e Ótica Pública funcionarão normalmente. CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) estarão fechados, exceto o CAPS 24h no MultiHospital.
Centros de Saúde e Policlínicas também não abrirão. No Mercado Público, não haverá alteração de funcionamento. O transporte coletivo seguirá o horário normal de dias de semana.
Na Assistência Social, os Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CREAS e CRAS estarão fechados. O Restaurante Popular funcionará normalmente, e o Conselho Tutelar atenderá em plantão. Na Segurança Pública, a Defesa Civil da Capital funcionará em regime de plantão, com atendimento de emergências pelo número 199.
A Guarda Municipal manterá o atendimento pelo telefone 153, enquanto a Subsecretaria de Fiscalização e a Secretaria de Ordem Pública seguirão em funcionamento. A coleta de resíduos não terá alterações e seguirá conforme os horários normais.
Em Biguaçu, a Unidade de Pronto Atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência operarão normalmente, com chamadas pelo número 192. O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass também manterá cirurgias, consultas e exames agendados.
A maternidade do hospital funcionará normalmente. A coleta de resíduos, incluindo lixo comum, recicláveis e volumosos, será realizada normalmente, conforme o cronograma dos bairros.