Dez novos procuradores do Estado tomarão posse e se juntarão ao corpo funcional da PGE/SC (Procuradoria-Geral do Estado) nesta segunda-feira (20). Eles serão empossados em uma cerimônia a ser realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), às 17h.
Com a chegada dos novos advogados públicos, o órgão central de serviços jurídicos catarinense passará a contar com 119 procuradores do Estado na ativa.
Gustavo Stollmeier Matiola, Larissa Tasoniero, Felipe Fernandes Batista, Adalberto Bairros Kruel, Fabrício Dalmoro, Julio Figueiro Melo, João Rodrigo Teixeira Motta, Lucas Batista Bastos, Leonardo Lopes Padilha, Gisele de Mello Covizzi foram aprovados no 10º concurso público para a carreira de procurador do Estado, que teve edital publicado em maio de 2022.
Após cinco etapas de avaliação, com uma prova objetiva, duas provas práticas, uma prova oral, e a prova de títulos, de caráter apenas classificatório, eles tiveram sua aprovação publicada em maio de 2024. A nomeação foi feita pelo governador do Estado, Jorginho Mello, por meio dos Atos 2153 e 2346, publicados no DOE (Diário Oficial do Estado) em dezembro de 2024.
Para o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, a chegada de novos colegas à instituição é um fato a ser comemorado.
“Os aprovados no mais recente concurso representam a oxigenação da nossa força de trabalho e a renovação de quadros, necessária frente às demandas crescentes que a Procuradoria enfrenta”, afirma ele. “Confio que os novos colegas exercerão com dedicação e qualidade suas tarefas, essenciais na defesa dos interesses do nosso Estado e dos cidadãos catarinenses”.
Nos últimos dois anos, 10 procuradores do Estado deixaram o serviço ativo na PGE em razão de aposentadorias, da assunção de outros cargos públicos e até de um falecimento – o procurador do Estado Rogério De Luca faleceu em julho de 2024 em pleno exercício da função.
Após a posse, os novos procuradores passarão por um período de aclimatação junto à PGE/SC, com o Curso de Adaptação à Carreira, organizado pelo Cest (Centro de Estudos) e pela Corregedoria-Geral da Procuradoria.
Essa atividade envolve a apresentação da estrutura administrativa da instituição e de todos os setores, além de treinamentos com os sistemas digitais empregados no órgão. Durante os primeiros três anos de atuação, eles estarão no período de Estágio Probatório, onde exercerão as funções sob a supervisão de outros procuradores, e serão submetidos a avaliações de desempenho periódicas.