
O deputado estadual Jessé Lopes (PL) apresentou na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) um PL (Projeto de Lei) que determina a obrigatoriedade de exames toxicológico para novos alunos da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).
O projeto também prevê que o custo do exame fique por conta dos próprios estudantes. “O que é 200 reais para quem vai ter o curso inteiro gratuito”, afirma o deputado.
Segundo o parlamentar, a intenção é garantir um ambiente acadêmico saudável e afastar influências nocivas da juventude catarinense.
Se o projeto for aprovado, o estudante vai ter que desembolsar pra provar que não consome substâncias ilícitas. O PL segue parado na Comissão de Educação e já está em andamento há três anos e nove meses.
“O que me motivou é a banalização do uso de drogas, não somente dentro das universidades públicas, mas muito dentro das universidades públicas, e isso preocupa os pais de famílias e as pessoas que pagam seus impostos e estão financiando alunos drogados”, ressaltou.