Depois de conquistar quatro títulos em três categorias de base na Ásia, técnico brasileiro se consolida para temporada 2024

Com apenas 28 anos, o jovem treinador Thawann Kayke vem se fortalecendo dentro do cenário do futebol juvenil da Malásia. Comandando quatro categorias em 2023, o brasileiro levou dois troféus com a equipe sub-8, um com a equipe sub-15 e um com os jogadores do sub-17, time que herdou de outro técnico. Para 2024, Thawann seguirá o trabalho com as crianças e adolescentes para chegar ainda mais longe.

Bacharel e com licenciatura em educação física pela Universidade de Mogi das Cruzes, o preparador físico chegou a JSA Sports Academy, academia na qual ele exerce a função de treinador, em 2022. Além das categorias citadas, também atua a frente dos atletas de 14 e 19 anos.

Foto: Divulgação

“Eles conseguiram lidar muito bem com a pressão da torcida, dos pais e de todo mundo que estava acompanhado. Mas são apenas crianças, estão ali para se divertir, e graças a Deus consegui trabalhar isso com eles. Na Malásia, não existe categoria de base nos clubes, então quem faz esse trabalho somos nós, academia de futebol, e programas do governo”, afirma Thawann.

Com uma estrutura qualificada, a JSA conta com três campos profissionais e um campo de futebol de 7, além de patrocinadores como Milo, da Nestle, e a própria Nestle, que também viabiliza as ligas de base. Para o brasileiro, treinar as equipes com os jovens jogadores é o processo ideal para almejar novos desafios.

“Sempre acreditei que o futebol se inicia com as crianças, então foquei na iniciação, aprender como funciona a parte psicológica e emocional delas. Em 2023, assumi a categoria sub-19, que já é um trabalho mais difícil, apesar de já terminarmos a liga em terceiro. Planejo minha carreira sem pular etapas, e todos esses processos são fundamentais para o objetivo lá na frente: treinar equipes profissionais”, finaliza o brasileiro.

Em 2024, muitos jogadores farão a transição de categoria. Isso demanda mudanças no tamanho do gol e tempo de jogo. Apesar do processo de adaptação, Thawann afirma que o foco continuará ser em ganhar títulos, competindo em todas as competições que vem pela frente.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%