A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou uma nova previsão sobre as condições climáticas no estado nos próximos três meses. Ainda sob o efeito da La Niña e com a chegada do Outono no dia 20 de março, a estimativa é que chova menos que o esperado, provocando um prolongamento da estiagem.
De acordo com a previsão, as condições climáticas da primeira quinzena do mês de abril serão parecidas com as de março, com maior ocorrência de chuvas decorrentes de frentes frias. Depois disso, é previsto uma escassez de água na estação, provocando a estiagem.
Quanto as temperaturas, elas ficam dentro do previsto para os próximos três meses, com números amenos e característicos do Outono. A estação é marcada por manhãs frias e tardes quentes, além dos “veranicos” que normalmente ocorrem entre os meses de maio e junho.
A defesa civil ainda alerta que, para as chuvas ocorrerem, é necessária a chegada de frentes frias e passagens de ciclones. Independente das condições climáticas, é prevista a formação de nevoeiros durante as madrugadas.
Com mais passagens de sistemas de alta pressão pelo Estado, o mar também deve ficar mais agitado, com destaque para a passagem do vento Sul, favorecendo a temporada de pesca da tainha no Estado.
Com relação ao fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, a preocupação é relativa ao agravamento da estiagem.
Com previsão para atuar em todo o Outono catarinense, a segunda estação mais seca do ano reforça a condição de escassez no Estado, situação já enfrentada por Santa Catarina há, no mínimo, um ano e meio. As faltas de chuva são generalizadas, inclusive no verão, estação onde a precipitação deveria ser mais recorrente.