O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano de Souza, afirmou que o fechamento das barragens de José Boiteux deve salvar a vida de milhares de pessoas que vivem em seus arredores.
Ele ainda reforçou, em vídeo publicado no Twitter pelo Governador Jorginho Melo (PL), que a operacionalização do sistema é fundamental nesse momento de chuvas intensas no Vale do Itajaí, que tem um grande histórico de enchentes.
Porém, o povo indígena que vive por lá é contra o fechamento. Os moradores do local, da etnia Laklãnõ Xokleng, afirmam que serão prejudicados com a decisão. O Coronel Fabiano reconhece que eles serão afetados, assim como serão com a elevação do nível do reservatório.
Como uma forma de auxílio, o comandante geral diz que o governo do Estado está dando suporte com a entrega de alimentos e embarcações para o transporte.
“As inundações provocam problemas para todo mundo e nesse momento a gente precisa ajudar a todos. Tanto indígenas, como também toda população que reside após a barragem”, finaliza.
Confira o vídeo na íntegra:
DECISÕES TÉCNICAS. Todo mundo quer dar sua opinião sobre as ações para reduzir os danos das chuvas em SC. A VERDADE É que o nosso governo só toma decisões técnicas, embasadas e debatidas com os especialistas em cada área. Só assim vamos garantir a segurança dos catarinenses.… pic.twitter.com/LX4Pwz5dPD
— Jorginho Mello (@jorginhomello) October 8, 2023