Foi assinado na quinta-feira (7) o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Palhoça.
O primeiro impacto que os moradores da cidade irão perceber é a redução de 15% na tarifa. E, a longo prazo, a ideia é que Palhoça atinja a universalização do sistema de tratamento de esgoto e atenda o marco legal de saneamento, ou seja, 93% de cobertura de tratamento de esgoto, até 2033.
Para a presidente da Águas de Palhoça, Reginalva Mureb, o ganho mais imediato que os moradores sentirão é este desconto inicial. Além disso, a concessionária dará descontos de 85% para clientes inscritos na primeira faixa do Bolsa Familia.
Outro compromisso da concessionária é a garantia de qualidade na prestação dos serviços e o compromisso de reduzir o índice de perdas de água tratada, que está atualmente em quase 50%.
“A redução nos valores terá início assim que a empresa começar os serviços, no dia 1º de dezembro. Ou seja, a concessão já inicia os trabalhos com um benefício significativo para os moradores de Palhoça”, comenta ela.
Segundo o prefeito Eduardo Freccia, a estruturação do sistema irá começar pelo Sul do município para manter a balneabilidade das praias, manter a economia do mar, a maricultura e a pesca. O cronograma de implantação seguirá do Sul em direção ao Centro da cidade.
“Com o sistema operando, daremos um passo importante para a recuperação e a preservação ambiental no nosso território, e estaremos proporcionando saúde, dignidade e prosperidade para os palhocenses”, afirmou Freccia.
A concessão apresenta ainda outros benefícios, como a outorga de R$ 238 milhões, que serão repassados pela Águas de Palhoça ao município para atuar nos serviços. O valor será quitado em quatro etapas, sendo que a primeira delas já foi paga.