O Contorno Viário da Grande Florianópolis, que está sendo inaugurado nesta sexta-feira (9) em evento com presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve ser liberado para o trânsito apenas neste sábado (10).
O motivo é a necessidade de desmontagem da estrutura do palco em que a cerimônia acontece. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, que contratou a obra do Contorno, o serviço pode levar até 15 horas.
Devido a isso, a previsão é de que o tráfego de veículos no Contorno seja liberado até o meio-dia deste sábado. O Contorno Viário tem 50 quilômetros de extensão e deve aliviar o trânsito na região urbana de São José e no acesso a Florianópolis.
Veja números do Contorno Viário da Grande Florianópolis
- Extensão: 50 quilômetros
- Trajeto: O Contorno Viário vai do Km 177 da BR-101, em Biguaçu, até o Km 220 da BR-101, em Palhoça. O percurso passa por bairros de São José e tem ligações com duas rodovias estaduais (SC-407 e SC-281) e com a BR-282, em Palhoça.
- Tempo estimado de viagem no trajeto do Contorno: 40 minutos
- Túneis: 4 (duplos)
- Pontes: 7 (duplas)
- Trevos: 6
- Pistas: 4 (duas no sentido Norte e duas no sentido Sul)
- Passagens em desnível (ligações entre bairros por cima ou por baixo do Contorno): 21
- Movimento esperado: de 27 a 30 mil veículos por dia, sendo 18 mil caminhões
- Ganho no tempo de viagem: segundo a concessionária Arteris, o Contorno Viário pode resultar em um ganho de 50% no tempo de viagem para os motoristas que precisarem percorrer o trecho.
- Percentual estimado de veículos que devem optar pelo Contorno Viário: 30% dos que hoje fazem a viagem pela Grande Florianópolis no trecho da BR-101.
- Custo total da obra: R$ 3,9 bilhões.
- Quantos funcionários trabalharam na obra: no pico dos trabalhos, 3,2 mil trabalhadores estiveram envolvidos na construção do Contorno Viário.
- Radares: Os primeiros foram instalados nas entradas dos quatro túneis duplos, mas outros serão fixados em pontos definidos conforme a necessidade de controle de velocidade.
- Tempo de execução da obra: 10 anos. A obra começou em maio de 2014 no trecho intermediário, o primeiro em que os trabalhos foram autorizados. Em Palhoça, última parte do traçado em que a obra pôde iniciar por conta de um entrave que exigiu a mudança no projeto com aumento do percurso, as obras foram autorizadas em dezembro de 2020 e iniciadas em janeiro de 2021.
- Melhorias pendentes: Embora o Contorno Viário tenha inauguração prevista para esta sexta-feira, algumas melhorias devem ficar pendentes. Um exemplo é uma base para a Polícia Rodoviária Federal e a iluminação de todo o traçado. Esses investimentos dependem de uma posição da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre um pedido de reequilíbrio econômico do contrato de concessão da BR-101 com a Arteris. Até o momento, foram instaladas luminárias apenas nos acessos. Um sistema de câmeras de monitoramento também está entre os possíveis investimentos que dependem desta resposta da ANTT sobre o pedido da concessionária.