Começou nesta terça-feira (22) o primeiro turno da consulta informal para a escolha da nova reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que vai assumir a gestão da universidade em julho. A consulta, que começou às 8h e vai até às 21h, está sendo realizada de forma online pelo sistema E-democracia.
Este ano, três chapas estão concorrendo:
- UFSC Viva: Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti – 84
- Universidade Presente: Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos – 58
- UFSC Sempre: Edson de Pieri e Marcela Boro Veiros – 66
Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado com as duas chapas mais votadas no dia 26 de abril, de forma presencial, com urnas eletrônicas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Podem votar na consulta informal:
- servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
- estudantes que estiverem com matrículas ativas até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
- estudantes do Colégio de Aplicação podem votar se tiverem idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
A consulta informal precede a eleição da lista tríplice, que deve ser enviada para o Ministério da Educação em 2 de maio, quando o presidente da república vai escolher uma das três chapas apresentadas para a reitoria.
É de costume que o presidente nomeie o reitor escolhido pela consulta interna das universidades federais. Porém, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro escolheu para assumir a reitoria da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) o professor Marcelo Recktenvald, terceiro colocado da consulta interna. Ele não chegou a participar do segundo turno das eleições. Na época, o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro ficou em primeiro lugar, com 54,1% dos votos no segundo turno.