Conselhos Comunitários de Segurança são reativados em Santa Catarina

Foto: Divulgação

Os municípios de Mafra, Santa Cecília, Siderópolis, Ponte Alta do Norte, Antônio Carlos, Florianópolis (bairro Balneário do Estreito) e Joinville (bairros Petrópolis e Adhemar Garcia) passaram novamente a contar com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

A notícia está sendo comemorada pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) de Santa Catarina. Desde a recriação da SSP-SC, na reforma administrativa do governador Jorginho Mello, retomar a interação com as reivindicações da sociedade e fortalecer programas sociais preventivos para a segurança nos municípios são objetivos prioritários da gestão.

Neste contexto, os primeiros resultados do trabalho em busca da participação comunitária que ensejou na reativação de Consegs pelo Estado anima os envolvidos no processo.

“As reativações dos Consegs no Estado significam a retomada da participação social na construção de uma segurança pública catarinense ainda de melhor qualidade. E iremos continuar com esse trabalho de diálogo tendo a certeza de que outras cidades também reativarão os conselhos”, destacou o Coordenador Estadual da Polícia Comunitária e de Consegs da SSP, coronel da reserva Jeferson Braz de Oliveira.

Em abril, ao assumir a SSP-SC, o Secretário da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira estabeleceu a meta de ampliação de 25% do número de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) no Estado em 2023, garantindo assim um significativo reforço no envolvimento comunitário local dos municípios com a segurança pública. Com isso, Santa Catarina conta agora com 114 Consegs ativos no Estado.

Com a ativação, os Consegs passam a ter diretoria e já começam a realizar a pauta de trabalho para as reuniões. Desde abril, 46 Consegs ativos já realizaram o processo eleitoral das diretorias. Destes, 23 já foram empossadas diretorias para uma gestão de dois anos.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%