Comportas das barragens de Ituporanga e Taió são fechadas devido ao risco de enchentes

Comportas das barragens de Ituporanga e Taió são fechadas devido ao risco de enchentes
Imagem da barragem de Taió em 26 de outubro, quando canal extravasor estava aberto. Foto: PMT/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (16), as comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, foram fechadas. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a medida é necessária por conta do volume de chuva previsto para os próximos dias, o que aumenta o risco de inundação.

A previsão é de acumulados na casa dos 180 milímetros até domingo (19), segundo o boletim recém-divulgado pelo governo do Estado. Apesar de alto, o número ainda é menor do que o apontado na previsão de terça (14), quando o indicado era de até 250 milímetros para os próximos dias.

Em Taió, foram fechadas as sete comportas e o canal extravasor. Às 10h35min, o nível de ocupação da barragem estava em 22,6%. Já em Ituporanga, foram fechadas as cinco comportas e e também o canal extravasor. Na última medição, a ocupação estava em 20,3%.

“O fechamento das comportas se faz necessário com o objetivo de diminuir a vazão dos rios nesse período de fortes chuvas”, informou a Defesa Civil.

A barragem de José Boiteux segue com uma comporta aberta e uma fechada e 42,5% de ocupação.

Previsão de enchente muda

A nova previsão hidrológica da Defesa Civil indica que os picos das enchentes em Blumenau e Rio do Sul diminuiu em relação àquilo que estava previsto na terça-feira (14).

Na maior cidade do Vale, por exemplo, o Rio Itajaí-Açu deve chegar a, no máximo, 8,50 metros, conforme o órgão estadual — o que ainda assim configura uma cheia. Na terça, esse número era de 9,50 metros. Já na capital do Alto Vale, o rio pode atingir 10 metros, 50 centímetros menos do que inicialmente se havia previsto (confira na tabela abaixo).

Em Brusque, no Rio Itajaí-Mirim, em Ituporanga, no Rio Itajaí do Sul, e emTimbó, no Rio Benedito, os rios também não devem mais atingir os picos previstos no início desta semana. Já Taió é a única cidade cuja previsão se mantém, com a tendência de que o Itajaí do Oeste atinja 10,50 metros entre domingo (19) e segunda-feira (20). A cidade enfrentou em outubro a maior enchente da história do município

Confira projeção da Defesa Civil de SC:

Local Chuva acumulada entre terça (14) e domingo (19) Cota prevista Pico
Brusque 110 a 150 milímetros de chuva 4 a 5,5 metros Pico da cheia previsto entre sábado e domingo, recessão ao longo da segunda (20)
Ituporanga 150 a 180 milímetros de chuva 5 a 6,5 metros Pico da cheia previsto entre sábado e domingo, recessão ao longo de domingo (19)
Taió 120 a 160 milímetros de chuva 9,5 a 10,5 metros Pico da cheia previsto entre sábado e domingo, recessão ao longo da segunda (20)
Rio do Sul 130 a 180 milímetros de chuva 8,5 a 10 metros Pico da cheia previsto entre domingo e segunda, recessão ao longo da segunda (20)
Blumenau 140 a 170 milímetros de chuva 7,5 a 8,5 metros Pico da cheia previsto entre domingo e segunda, recessão ao longo da segunda (20)
Timbó 100 a 150 milímetros de chuva 3,5 a 5 metros Pico da cheia previsto entre sábado e domingo, recessão ao longo de domingo (19)
Trombudo Central 140 a 170 milímetros de chuva 3,5 a 5 metros Pico da cheia previsto entre domingo e segunda, recessão ao longo da segunda (20)

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%