Competições de atletismo do Parajasc são adiadas por falta de árbitros

Competições de atletismo do Parajasc são adiadas por falta de árbitros
Foto: Heron Queiroz/Divulgação

Os Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) começaram na terça-feira (28). Mas as provas de atletismo que deveriam ter iniciado na manhã de quarta (29), no Complexo Esportivo de Timbó, foram adiadas inicialmente para sexta-feira, sábado e domingo e neste momento estão sem data definida para acontecerem.

O motivo é um impasse entre a Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), organizadora dos Jogos, e os árbitros da FCA (Federação Catarinense de Atletismo), que alegam receber uma remuneração abaixo do requisitado para a competição e por isso muitos deles resolveram não atuar.

De acordo com nota da FCA, apenas três profissionais de arbitragem iriam trabalhar nos Jogos, e por isso não haveria equipe de arbitragem para atuar. Veja abaixo:

“Recentemente estivemos reunidos com o comando da FESPORTE e reiteramos a necessidade de ajustes na forma de remuneração, pagamento de deslocamento e alimentação, e novamente não fomos atendidos. Infelizmente após consultarmos nossos árbitros, apenas três deles se dispuseram a atuar na etapa estadual do Parajasc em Blumenau e por tal motivo comunicamos formalmente a FESPORTE que não havia equipe de arbitragem a ser indicada pela FCA”, comunicou a nota da FCA.

A Fesporte publicou uma nota comunicando o adiamento das provas de atletismo:

“A poucos dias do início dos 17º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a Fesporte foi surpreendida com uma série de exigências referentes ao pagamento de pró-labore, entre algumas outras demandas solicitadas por parte da Federação Catarinense de Atletismo para a arbitragem das provas, deixando de apresentar a relação de árbitros para o evento. A Fesporte reforça o seu compromisso com o paradesporto catarinense, e não está medindo esforços para que a realização dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), aconteça normalmente em todas as modalidades”.

Na manhã de quinta-feira (30), uma reunião entre os municípios participantes do atletismo junto à Fesporte foi realizada. Foi definido que as competições desta modalidade serão adiadas sem data definida.

presidente da Fesporte, Freibergue Rubem do Nascimento, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Florianópolis, afirmou que Fesporte está junto com os atletas e que estão revoltados com a postura dos árbitros do atletismo.

“Eles realmente boicotaram os Parajasc. Todas as conversas até segunda-feira foram amigáveis e não haviam dito claramente que iriam boicotar. Nós aceitamos todas as reivindicações, como conceder alimentação, indenização do combustível de transporte ida e volta. A única promessa não atendida ficou para depois do Parajasc, que é o pagamento do deslocamento. Não existe pagar sem ter uma contraprestação”, destacou o presidente. 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%