Comércio varejista de Santa Catarina cresce 7% e tem o segundo melhor resultado do país

Comércio varejista de Santa Catarina cresce 7% e tem o segundo melhor resultado do país
Foto: Ricardo Trida/Arquivo/Secom

Santa Catarina registrou um crescimento de 7% nas vendas do comércio varejista entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados na terça-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o desempenho catarinense está bem acima da média nacional, que foi de 2,2%.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O bom resultado reflete o aquecimento da economia estadual. Segundo o governador Jorginho Mello, o avanço nas vendas está diretamente ligado à geração de emprego e renda em Santa Catarina.

“O Estado tem a menor taxa de desemprego do país, com apenas 3%, e continua gerando empregos, bem como oportunidades de empreendedorismo. Com a forte geração de renda, o catarinense está comprando mais, movimentando o comércio e fazendo a economia girar”, analisa.

Os setores que mais contribuíram para o crescimento foram artigos de uso pessoal e doméstico (15,5%), hipermercados e supermercados (8,1%) e tecidos, vestuário e calçados (7,2%). Também tiveram desempenho positivo os segmentos de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (6,2%), combustíveis e lubrificantes (4,1%) e móveis e eletrodomésticos (3,9%).

Com esse resultado, Santa Catarina alcança o segundo melhor desempenho do país, atrás apenas do Amapá, que registrou crescimento de 9% no mesmo período.

O Estado supera os vizinhos Rio Grande do Sul (5,6%) e Paraná (2,2%), além de outros importantes mercados como Espírito Santo (4,8%), Minas Gerais (1,9%), São Paulo (1,8%) e Rio de Janeiro, que teve queda de 1,9%.

“Ser reconhecido com o segundo melhor desempenho do país no setor do comércio mostra, mais uma vez, a força e a pujança da economia catarinense. Somos um estado diferenciado, com atividade econômica diversificada e grande geração de oportunidades. O aquecimento do mercado de trabalho teve influência direta para o resultado positivo, garantindo poder de compra para o trabalhador catarinense”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

No comércio varejista ampliado, que inclui mais segmentos, Santa Catarina também apresentou alta de 5,1%. As vendas de material de construção cresceram 8,8%, impulsionadas pelo ritmo do setor da construção civil. Já as vendas de veículos, motos e peças subiram 3,6%, enquanto o atacado registrou queda de 2,1%.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%