Comerciantes de Canasvieiras estão sendo afetados por ambulantes irregulares durante a temporada de verão

Comerciantes de Canasvieiras estão sendo afetados por ambulantes irregulares durante a temporada de verão
Foto: Reprodução

Os comerciantes de Canasvieiras, em Florianópolis, estão reclamando da presença de ambulantes irregulares que ocupam as calçadas e afastam os turistas de galerias e shoppings da região. Por conta disso, o faturamento dos empresários está sendo prejudicado na principal temporada do ano, onde a circulação de turistas é maior.

De acordo com relatos, a partir das 16h, diversos ambulantes ocupam as calçadas da Avenida das Nações. Isso dificulta a circulação de pessoas e em alguns locais o consumo de bebidas alcóolicas e som alto afastam as pessoas.

Inclusive, os irregulares já tentaram arrancar bancos públicos para aumentar o espaço de comercialização de mercadorias irregulares. As denúncias já foram repassadas às forças de segurança e também ao Ministério Público, ainda assim as ações de repressão não estão surtindo efeito.

Quem convive com essa realidade pede aumento na fiscalização, já que até ameaças eles acabam sofrendo. Um comerciante, que preferiu não se identificar, relata que ameaças são frequentes por parte dos ambulantes irregulares.

“Não podemos dizer nada, que eles ameaçam e falam que vão quebrar carros. Nós já reclamamos com a Prefeitura, chamamos a polícia e parece que estão inertes ao que ocorre aqui. Ficamos à mercê dessa situação e deixamos de faturar nesse melhor momento que é o verão”, relata pelo WhatsApp.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Araújo Gomes, destaca que a Operação Choque de Ordem está sendo intensificada na região. De acordo com ele, a fiscalização acaba tendo dificuldades, já que esses ambulantes contam com um aparato para conseguir escapar.

“Não é uma repressão fácil, porque eles têm toda uma lógica de olheiro e eles fogem quando a fiscalização chega, mas tem sido feito com bastante frequência e bons resultados, embora ainda se tem em alguns pontos”, explica o secretário.

As denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou pelo WhatsApp Denúncia da Prefeitura, pelo contato 0800.80.80.155. O representante da Acif no Norte da Ilha foi procurado, mas não se manifestou.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%