As obras para implantação do binário da Lagoa da Conceição começaram nesta quarta-feira (24). Com o novo sistema, a prefeitura de Florianópolis pretende melhorar o fluxo de veículos na região, assim como ocorreu após o mesmo ter sido feito na Avenida Deputado Antônio Edu Vieira, nos bairros Carvoeira e Pantanal. Além do binário, o local também passará a ter 130 novas vagas de estacionamento.
Os trabalhos iniciaram pela abertura de uma nova via paralela à Avenida das Rendeiras, entre a Rua Mandala e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago (estrada geral da Joaquina), de aproximadamente 900 metros. Os trabalhos começaram pelo lado da Acácio Garibaldi, cerca de 50 metros à frente da SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares), no sentido Joaquina.
A via em construção passará sobre terrenos com vegetação nativa que pertenciam a particulares, área que ainda está sendo limpa. Depois disso, será feita a terraplanagem; a implantação do sistema de drenagem e a pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) como nas Rendeiras. Além disso, a Rua Mandala, que tem trecho em lajotas, terá o pavimento substituído por paver até a entrada da nova via. Após a finalização desses trabalhos, a prefeitura de Florianópolis deve começar a implantação do binário, dando sentido único às vias envolvidas (Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi).
Além disso, também será dada continuidade à estrutura cicloviária da região. A rua Mandala passará a contar com uma ciclorrota, ligando a ciclovia da Avenida das Rendeiras e a que será feita na nova rua, praticamente ligada à ciclovia unidirecional da estrada geral da Joaquina.
Na via em construção, a ciclovia ficará à direita, sentido praias do Leste, ao passo que, do lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes) ficarão as novas vagas de estacionamento. Assim, os motoristas que quiserem deixar seus veículos ali poderão acessar as Rendeiras pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes, além da Rua Mandala. A nova via também terá passeios (calçadas) dos dois lados.
A prefeitura também informa que irá instalar 31 postes de iluminação pública, com luminárias de LED, na via em construção. O prazo para o término das obras é de 8 meses e o custo estimado é de R$ 4,3 milhões.