Começou nesta sexta-feira os leilões da Jaguar Parade 2023. Para cada uma das 50 obras que estão expostas em Florianópolis e região desde o dia 14 de abril, o lance mínimo é de 10 mil reais. 50% do valor arrecadado será destinado para as ONGs Onçafari e Panthera, que se dedicam a preservação da Onça Pintada, e 20% vai para o artista. O resultado sai no dia 20 de maio. O evento é organizado pela Artery, que também organiza a Cow Parade, já conhecida em Florianópolis.
Segundo um dos fundadores da instituição, Giovane Pasa, a expectativa é que sejam leiloadas cerca de 40% das obras. Ele destaca que isso não é negativo, pois as que não forem vendidas, serão expostas e leiloadas novamente, dando ainda mais visibilidade para a ação.
Giovani e a outra fundadora, Carol Barreto, estão na Cidade do México fazendo uma excursão internacional para implementar o projeto em outros países. Eles estão mantendo conversas com produtores de eventos e governantes. No próximo ano, a Jaguar Parade vai evoluir para um projeto que abrange os outros grandes felinos. Serão realizadas dentro dos próximos 3 anos exposições de obras para conscientizar pela preservação de pumas, em Los Angeles (Estados Unidos), de Leões, em Londres (Inglaterra) e de Tigres, em Bangkok (Tailândia).
Durante a excursão eles já passaram pelo Rio de Janeiro e agora estão no México. Depois, finalizando a excursão, vão para Los Angeles.