A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) lançou um edital de licitação para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Tavares/Campeche. Esse é o primeiro passo para o Sul da Ilha finalmente ser contemplado pela Casan e sair do 0% da cobertura de esgoto.
No mês de Julho deste ano, o prefeito da Capital, Topazio Neto (PSD), ameaçou romper o contrato da companhia na região, caso não iniciassem as obras de captação e tratamento da rede de esgoto até o mês de outubro.
O edital foi lançado nesta quarta-feira (13) e a abertura das propostas ocorrerá no início do próximo mês, dia 6. A empresa licitada deverá entregar um projeto para a implantação de dois emissários terrestres na estação, um de esgoto bruto e outro de esgoto tratado.
O projeto foi apresentado no dia 14 de Julho durante o Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, realizado em São José, na presença do governador Jorginho Mello e prefeito da Capital. Agora, com a licença ambiental concedida, foi lançado o edital.
Conforme o projeto, por questões ambientais, a CASAN teve de alterar a destinação do efluente no Rio Tavares, o que acabou interrompendo a conclusão do sistema de esgotamento sanitário do Sul da ilha. O lançamento do edital acontece com um mês de atraso, de acordo com o planejamento divulgado em Julho.
Pela nova proposta, dois emissários terrestres, um de esgoto bruto e outro de esgoto tratada, transportarão o esgoto em processo terciário (98% de pureza) para a Baía Sul, na região do canal 10 do Saco dos Limões. A extensão da rede é de 10 quilômetros.