
A temporada da pesca da tainha está aberta a partir desta quinta-feira (1) em Santa Catarina. É uma prática que movimenta a economia e celebra a tradição passada entre gerações, pescadores apostam em uma boa safra, mas estão com receio sobre as cotas impostas pelo Governo Federal na modalidade de arrasto.
O governador Jorginho Mello participou do tradicional Café da Manhã da Safra da Tainha, que chega à décima oitava edição. O evento acontece na Praia do Campeche, em Florianópolis, reunindo pescadores da região e autoridades. A atividade é realizada no Rancho de Pesca Sociocultural Getúlio Manoel Inácio, localizado no final da Avenida Pequeno Príncipe.
SC aguarda decisão para reverter cotas estabelecidas para o arrasto de praia
O secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo, destacou em entrevista na Jovem Pan News Florianópolis a preocupação quanto à fiscalização da cota imposta pelo Governo Federal para a pesca da Tainha.
“É algo inimaginável o que o Governo Federal faz, e ele vai se embolando cada vez mais, enquanto a Justiça não define fica esse imbróglio. Os pescadores com depressão, desanimado, querendo desistir da atividade. O Governo Federal tem prejudicado e perseguido muito os pescadores”, ressaltou.
O processo movido por Santa Catarina é baseado na inexistência de cotas para outras unidades da federação e nos aspectos culturais e econômicos da atividade para o Estado, além da ausência de impacto ambiental da prática.