Cinco pessoas morreram em uma queda de avião em São Paulo na noite de quarta-feira (23). Eles eram funcionários da empresa de táxi aéreo responsável pela aeronave. O grupo decolou do Aeroporto Internacional de Florianópolis, faria uma parada em Belo Horizonte e teria como destino final Salvador.
Em nota, a Abaeté Aviação afirmou que as vítimas eram comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico da empresa. Eles haviam atendido uma demanda de trabalho em Santa Catarina e retornavam para a Bahia.
As causas do acidente não foram confirmadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente. Durante a tarde choveu pelo menos 40 milímetros em 6 horas na cidade de Santa Branca, onde ocorreu a queda.
“A causa do acidente ainda é desconhecida. A empresa está trabalhando junto às autoridades de investigação de acidentes e oferecendo toda a assistência possível neste momento difícil”, disse a Abaeté Aviação em nota (íntegra da nota no fim do texto).
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave tem como nome Embraer-121 Xingu, possui oito assentos e foi fabricado em 1982. Em nota, o órgão disse que investigadores do Quarto SERIPA IV (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), estiveram no local para dar início as investigações do acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o local ficará isolado até a chegada de agentes da Polícia Técnica Científica e do Cenipa, que ficam responsáveis pela retirada dos corpos. Depois disso, eles serão encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal).
Quem são as vítimas do avião que caiu em SP
- Jefferson Rodrigues Ferreira – Comandante
- Joseilton Borges – Mecânico
- Dulcival Santos – Copiloto
- Erisson Silva da Conceição Cerqueira – Enfermeiro
- Sylvia Rausch – Médica
Acidente aéreo
A área onde o avião caiu fica perto do limite de Paraibuna e Santa Branca, municípios a cerca de 100 quilômetros da Capital paulista. Moradores da região relataram um ruído que identificaram como uma falha num motor. Logo em seguida, um estrondo de explosão.
Os bombeiros só conseguiram chegar no local, que é de difícil acesso, por volta das 23h30 de quarta.
Nota da empresa
A Abaeté Aviação confirma a queda do avião modelo Xingu E121, prefixo PTMBU, às 18h39 do dia 23, na divisa entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca (SP).
Na aeronave, estavam cinco pessoas, todos colaboradores da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico. Trata-se de um voo de traslado que retornava de Florianópolis (SC) em direção a Belo Horizonte (MG), decolando às 16h51.
Segundo informações das autoridades locais, a aeronave foi encontrada, sem sobreviventes. A empresa está acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor.
A causa do acidente ainda é desconhecida. A empresa está trabalhando junto às autoridades de investigação de acidentes e oferecendo toda a assistência possível neste momento difícil.