O Rio Grande do Sul passa por uma grande devastação causada por enchentes e cada vez mais pessoas e empresas se unem para auxiliar de forma voluntária as vítimas.
Foi pensando nisso que os empresários Leonardo Araújo de Assis e Ronaldo Martins se uniram para criar a plataforma desaparecidosrs.com. Por meio dela, é possível que as vítimas encontrem familiares que foram separados durante a tragédia, mas que possam estar em algum dos abrigos do Estado.
A plataforma opera de maneira simples e eficaz, com a tecnologia de reconhecimento facial: aqueles que buscam por alguém podem fazer o upload de uma foto da pessoa desaparecida.
O site vai comparar a imagem com um banco de dados de fotos tiradas nos abrigos e centros de assistência. Se a pessoa desaparecida for identificada em um dos abrigos, o local onde ela está será divulgado.
Para que possa operar em sua plenitude, é preciso que os voluntários se unam à causa para ajudar a alimentar o sistema. O objetivo é que eles possam fotografar as pessoas que ocupam estes abrigos e enviar essas imagens à plataforma. “A partir daí, os familiares vão também subir uma foto de quem eles querem encontrar, e o sistema vai mostrar em que abrigo essa pessoa está”, explica Assis.
A ideia para a criação do site surgiu quando Assis e Martins perceberam que, neste momento de crise, muitas crianças e pessoas com limitações estavam sendo levadas aos abrigos. Eles já trabalham na área da tecnologia e comunicação, o que facilitou a criação do site.
“Nossa tecnologia possibilita pessoas a se encontrarem por fotos e reconhecimento facial. Já trabalhávamos esse tipo de solução pensada para eventos. E aí surgiu a possibilidade de ajudar neste momento”, afirma o empresário.
Aqueles que desejam ajudar, se tornando voluntários, podem entrar em contato direto com a equipe pelo Instagram @desaparecidosrs_sos. O sistema terá atualizações contínuas, conforme novos voluntários contribuírem.