Com mercado de cadeiras gamer em alta devido aos jogos eletrônicos, empresa da Palhoça vira referência nacional

Com mercado de cadeiras gamer em alta devido aos jogos eletrônicos, empresa da Palhoça vira referência nacional
Foto: Divulgação

A pandemia e a necessidade das pessoas ficarem em casa aumentou significativamente a demanda por jogos eletrônicos e e-sports no mundo. Essa tendência segue forte e, apenas em 2024, o número de gamers chegou a 3,42 bilhões de pessoas, um crescimento de 4,5% em relação a 2023, segundo estudo da plataforma de dados especializada no setor Newzoo.

O Brasil segue essa inclinação, e 74,5% da população já afirma jogar regularmente jogos digitais, enquanto 85,4% considera esse tipo de entretenimento uma de suas principais formas de diversão, segundo a PGB (Pesquisa Game Brasil), realizada pelo Sioux Group e Go Gamers. Em 2020, esse número era de 57,1%.

Isso significa que a demanda por equipamentos relacionados a este universo também explodiu. É o caso das cadeiras gamers, item que se tornou essencial para quem passa horas na frente das telas.

João Antônio Miranda, 22, é jogador profissional de RainbowSix Siege (apelido ‘Dotz’ no mundo gamer), fica ao menos oito horas por dia sentado e não abre mão desse conforto. “Já tive muita dor nas costas e uma cadeira boa faz toda a diferença, no bem-estar e no rendimento”, afirma.

A mestra em Educação Física Patrine Vargas, que trabalha com saúde e tecnologia, explica que a compra de mobiliário adequado deveria começar pela prevenção, ‘mas sabemos que, na maioria dos casos, as pessoas recorrem a cadeiras ou mesas ergonômicas quando já estão com quadros de dor instaurados’, infere.

O problema é real: o IBGE afirma que 5,4 milhões de pessoas apresentaram problema de hérnia de disco no país em 2019, com a média de idade em pacientes diminuindo de 37 para 30 anos.

Mercado

Em 2016, os empresários Rafael Dutra e Bruna Dias enxergaram o crescimento desse mercado e passaram a investir no segmento de cadeiras gamers premium ao criar a Elements, empresa de mobiliário ergonômico de Palhoça, na Grande Florianópolis.

Com um modelo de startup, a empresa apostou em um modelo ágil de vendas online e hoje tem mais de 160 revendas físicas no país. Tornou-se, em poucos anos, uma das marcas de maior renome nacional no segmento, suas cadeiras são referência para os gamers e a previsão de vendas em 2025 chega a R$15 milhões em todos os canais de venda.

O investimento constante em pesquisa e em tecnologia, e a criação de uma linha diversa e acessível, atendem às demandas de um mercado cada vez mais exigente.

O cenário é de otimismo. Segundo a companhia de pesquisa de mercado Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de cadeiras gamer para jogos está estimado em US$ 1,68 bilhão em 2025 e deverá atingir US$ 2,43 bilhões até 2030.

“A preocupação com a saúde e o bem-estar são crescentes no Brasil, e a nossa atenção na Elements não é somente em oferecer excelência em espaços de trabalho, mas também garantir que nosso cliente tenha produtividade e melhores condições para a realização de seus sonhos. É o nosso propósito, antes de tudo, sermos uma plataforma de crescimento. E o público gamer, o que nos acolheu desde o início, continua em nossas iniciativas de desenvolvimento e inovação”, afirma Carolina Hermógenes, diretora de marketing da Elements.




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