Após três anos por conta da pandemia, o Coletivo Artesanal volta a ser realizado, neste final de semana, pela primeira vez no Shopping Itaguaçu. O evento conta com 18 expositores de diversas áreas, que trazem para o público itens de decoração, acessórios, produtos orgânicos e muito mais. O ponto alto do evento serão os workshops ministrados pelos expositores sobre etiqueta à mesa, cerveja artesanal, aromas e receitas.
A feira de produtos artesanais ocorre no sábado, dia 16, das 10h às 22h. No sábado a programação conta com o cantor Maurício Cavalheiro. Já no domingo, dia 17, das 12h às 20h, no estacionamento coberto do Itaguaçu, com entrada gratuita.
A feira de produtos artesanais, que começou em 2019, teve os eventos cancelados durante a pandemia, mas agora está de volta. Entre os itens, estão pães e doces com fermentação natural, sobremesas, cerveja artesanal, produtos coloniais e da culinária italiana. A linha de acessórios conta com semi-joias, pedras naturais e acessórios para cabelo; a linha de decoração irá expor peças de cerâmica, aromatizantes, velas, itens para mesa, tapetes de tear e utensílios de madeira; além de uma linha completa de cosméticos naturais e produtos infantis, como bonecas, brinquedos e enxoval para bebês.
Segundo Karla Souza, jornalista e idealizadora do projeto, o coletivo foi criado como um meio para divulgar talentos e incentivar a produção local, como uma vitrine. “Muitos expositores começam com a gente e logo ganham asas, conquistam seus clientes e se sentem seguros para abrirem seus próprios negócios. Nossa proposta é dar oportunidade a quem está começando, sem ter a obrigação de estar em todas as edições. A seleção dos participantes é feita com muita conversa, pesquisa e com cuidado de só trazer pessoas comprometidas com a qualidade de seus produtos”, finaliza.