Uma cobra coral verdadeira, conhecida por ser a serpente mais venenosa do Brasil, foi encontrada nas dependências de uma escola em Timbó, no Vale do Itajaí, nesta segunda-feira (24).
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 7h10 para capturar a cobra, no pátio de uma escola no bairro Pomeranos. A serpente tinha cerca de 50 centímetros e, de acordo com os bombeiros, o animal não oferecia risco para os estudantes e foi capturada e solta em uma região de mata.
Cobra coral verdadeira
A cobra coral verdadeira, da espécie Micrurus corallinus, tem o veneno considerado o mais letal do Brasil, pela velocidade que se espalha pela corrente sanguínea e a gravidade dos danos causados ao sistema nervoso.
A espécie se alimenta de outras cobras, podendo comer até outras espécies, como cobras-d’água e dormideira. Elas costumam ficar próximas do solo. No Brasil, 30 espécies de corais verdadeira e mais de 60 espécies de corais “falsas” podem ser encontradas.
Conforme o Departamento de Botânica da USP (Universidade de São Paulo), as corais “falsas” imitam as cores e listras das verdadeiras para afastar possíveis predadores. Entretanto, elas não apresentam peçonha ou, se apresentam, não são letais aos seres humanos.