Florianópolis decreta situação de emergência. O prefeito da Capital, Topázio Neto, fez o anúncio na manhã desta quinta-feira (1) via twitter. Ele, junto com a equipe da Defesa Civil, tomou a decisão após percorrer a cidade pela madrugada e compreender a complexidade da situação. Afirma também: “estamos aproveitando a claridade agora para avaliar melhor os impactos”.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Ainda em sua publicação ele destaca que o foco é assegurar vidas, que as aulas estão suspensas e a mobilidade está com problemas. O prefeito pede para que a população evite deslocamentos e afirma: “hoje o tempo melhora”.
Outras cidades da Grande Florianópolis também decretaram emergência. Ainda ontem (30), o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, fez o anúncio “em razão dos efeitos ocasionados pelas chuvas intensas que atingem as cidades nos últimos dias”. O prefeito afirma que as equipes responsáveis estão acompanhando todas as demandas. Destaca que a emergência declarada é “válida única e exclusivamente para atender as localidades comprovadamente afetadas pelos efeitos das chuvas intensas, neste município”.
Também na noite desta quarta-feira, São José declarou situação de emergência nível 2, segundo o Sistema Nacional de Defesa Civil. O município registrou, durante os dia 27 e 30, mais de 190mm de precipitação. O decreto tem prazo de validade de, no máximo, 180 dias.
De tal forma, fica confirmada a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC , autorizando-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
Até o momento, o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, não declarou situação de emergência.