
Santa Catarina começou 2025 com o segundo maior saldo do país no setor da construção, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na última semana e analisados pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).
O município que mais impulsionou esse resultado foi Tubarão, no Sul do Estado. Com mais de 577 novas vagas no setor da construção em janeiro, o município ocupa a sétima colocação no ranking nacional, na frente de grandes metrópoles como Recife, Fortaleza, Sorocaba e Ribeirão Preto.
De acordo com os dados analisados pela Federação, em relação ao mesmo período em 2024, esse valor representa um crescimento de 337% no saldo de vagas. O resultado foi impulsionado principalmente pelas contratações para a construção de edifícios, com foco nas etapas iniciais das obras, como a montagem e soldagem de estruturas metálicas e a instalação de máquinas.
Além de ser importante centro comercial do estado, o crescimento da importância do município, principalmente com a vinda de novos empreendimentos nos últimos anos, como indústrias de equipamentos de comunicação e centros de distribuição de marketplace, vem estimulando o aumento populacional no município e sua consequente valorização imobiliária, conforme a análise da Facisc.
Em 2024, o município atingiu valor recorde na quantidade de novos CNPJs, 3491, crescimento de 9% ante 2023. Ainda no final de 2024, houve a inauguração de um novo centro de inovação no município, que irá fomentar o empreendedorismo inovador na região.
Relacionado a isso, segundo a Federação, houve também crescimento nas contratações das atividades de obras de infraestrutura, principalmente para montagem de estruturas industriais, que aumentou 20% seu quadro de funcionários em relação a dezembro de 2024.