São José foi uma das regiões do leste de Santa Catarina a sofrer com a intensificação das chuvas desde a sexta-feira (12). De acordo com a Defesa Civil do município, a tendência é que o volume de chuvas diminua durante a tarde.
Uma das principais responsáveis pelo índice pluviométrico é a corrente marítima, explica o diretor de Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento.
Durante a noite, ainda serão observadas chuvas. No entanto, o órgão informa que estarão mal distribuídas, com volumes entre 30 a 50 milímetros, o que representa um risco moderado.
A preocupação atual da Defesa Civil está voltada para os possíveis deslizamentos, uma vez que o solo está úmido, sem condições de absorver toda a chuva.
A Defesa Civil orienta a população a evitar locais com potencial de alagamento. É recomendável também ficar atento a barulhos e estalos em casa.
Nestes casos é recomendável procurar abrigo na casa de parentes ou vizinhos. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199.