A prefeitura de São José iniciou nesta segunda-feira (12) o trabalho de desassoreamento do Rio Carolina, no bairro Serraria. Segundo o município, a chuva que atingiu a região atrapalhou o início do processo. Devido ao solo enxarcado e ao aumento da velocidade da água no rio, os trabalhos que seriam realizados debaixo da galeria, retirando o material acumulado no local, tiveram que ser adiados. Assim, o desassoreamento deve ser finalizado em cerca de uma semana.
Os trabalhos tem como objetivo prevenir novos alagamentos na região, que ocorrem sempre que há uma chuva mais forte na região, afetando os moradores da comunidade Zé Nitro, à margem do rio. De acordo com o secretário de infraestrutura do município, Nardi Arruda, atualmente cerca de 40% da vazão do canal está comprometida pelo acúmulo de material, ocasionando enchentes em dias de maiores precipitações. Com a limpeza, o secretário acredita que os problemas serão minimizados.
A iniciativa faz parte do Plano Permanente de Desassoreamento, que já realizou trabalhos nos rios que são afluentes do Rio Forquilhas, no Rio Araújo e no Três Henriques, faltando apenas o Rio Carolina, que está sendo feito agora, e o Buchler, no qual os trabalhos devem começar em cerca de uma semana, assim que o atual trabalho for finalizado